5 dúvidas mais comuns sobre implantes

O implante dentário é um tratamento que repõe os dentes perdidos, seja por acidente ou problemas bucais. O processo acontece em duas fases: o implante propriamente dito, quando o titânio (estrutura compatível com o corpo humano) é implantado no dente e depois a fase de prótese, onde a coroa é fixada e ela fará o papel da parte de cima dos dentes.

Existem muitas dúvidas sobre os implantes. Por isso, separamos as 5 mais comuns para explicar um pouco sobre como funciona esse tratamento.

1. Implante dói?

A notícia boa é que o implante não dói. Todo o procedimento é realizado com anestesia, por isso o paciente não sente nenhum tipo de dor durante o implante ou a fixação da prótese.

É possível você sentir um incômodo nos primeiros dias do pós-operatório, mas isso é facilmente tratado com anti-inflamatórios. Depois deste período, o paciente terá uma vida normal e sequer vai sentir que o dente implantado está lá;

2. Para quem é recomendado?

Não é todo mundo que pode colocar implantes. Primeiramente, é necessário fazer uma avaliação para verificar se há condições de fazer a cirurgia.

O procedimento de implante é recomendado para quem teve os dentes retirados, quem perdeu os dentes por conta de acidentes, cáries ou tumores ou quem nasceu sem algum dos dentes.

Apesar de ser um tratamento seguro que melhora a saúde bucal e a estética do sorriso, o implante pode ser evitado caso haja um maior cuidado com os dentes desde a infância até a vida idosa.

Existe um mito de que idosos vão perdendo os dentes por conta da idade, mas isso não é verdade. O que causa perda de dentes é a falta de cuidado bucal, como não escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, não fazer uso do fio dental e não realizar exames de rotina em dentistas.

3. Quanto tempo dura o tratamento?

Por isso é necessário sempre haver uma avaliação inicial antes de começar qualquer tratamento odontológico.

O tempo total do tratamento varia de acordo com a necessidade do paciente. Muitas vezes, pode-se realizar todo o tratamento em 72h, mas também acontece de haver a necessidade dele acontecer de 4 a 6 meses.

4. Pessoas que não possuem osso podem fazer implante?

As pessoas que não possuem ossos podem sim fazer o implante, mas antes que ele ocorra, é necessário realizar um enxerto ósseo. É importante ressaltar que o enxerto deve ser feito em um dia diferente do implante para que o material de enxertia se adapte ao corpo e se prepare para receber o implante.

5. Posso comer normalmente com o implante?

O implante é feito de titânio, material totalmente adaptável ao corpo humano. Portanto, você pode comer o que quiser depois de realizado todo o pós-operatório. Apenas é necessário tomar cuidado com a coroa de resina, porque ela não é tão resistente. Se você costuma comer comidas mais duras, recomendamos o uso de coroa de porcelana, um material bastante forte e que resiste aos impactos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.